Pular para o conteúdo principal

Postagem de aniversário!

Olá a todos e a todas. Nesta semana, mais especificamente no dia 7, o blog Pensamento Impuro completou três anos de existência! Isso mesmo, três anos desde que eu, naquela tediosa noite de quinta-feira, resolvi criar um blog para compartilhar meus pensamentos. A partir de então, comecei a comentar algumas notícias sobre os debates políticos em voga naquela época e a escrever sobre os assuntos que me interessavam. Convidei, também, um amigo para escrever no recém-criado “Fisolofando” – antigo apelido do blog. Esse amigo é ninguém menos do que o Toruu (ou Mr. Victor Hugo), autor da postagem mais acessada do Pensamento Impuro. A postagem em questão é esta aqui:
            Quem diria que, ao longo de três anos, uma postagem sobre pessoas que querem aparecer atingiria mais de 500 visualizações? Pois é, mas, voltando à história do blog, depois da sua primeira postagem, Toru, com meu consentimento, convidou o Pedro Matos, amigo que me fora apresentado naquela ocasião, para também tornar-se um colaborador. Seguimos os três postando com uma frequência relativamente alta até que, em janeiro de 2011, recebemos a colaboração de uma pessoa muito especial - especialmente especial para mim, para falar poeticamente -, a Nathália Marques, que fez uma ótima postagem sobre a felicidade e a propaganda. Ela fez somente uma postagem no blog, não por falta de vontade é claro, mas nos agradaria muito uma nova contribuição. Fica a dica.
            Em junho do mesmo ano, também se tornou colaborador o “brodão” Rômulo Costa, com uma postagem sobre o romance A morte de Ivan Ilitch, de Tolstói. Em 2012, comecei a gravar vlogs para postar por aqui. O primeiro foi o tosquíssimo vlog sobre aborto e legalização da maconha, um complemento a uma postagem de 2010 sobre o mesmo assunto. Dá pra notar, também, a partir do segundo semestre de 2011, uma diminuição na regularidade das postagens. As obrigações escolares da época e a maior preocupação com o conteúdo e qualidade dos textos explicam essa desacelerada.
            Em suma, o Pensamento Impuro sempre foi um espaço de discussão dos mais variados temas, de política à música, de filosofia à literatura. Não temos um foco específico e nem é isso o que queremos. Esse blog sempre foi, e continua sendo, movido pelos nossos temas de interesse. É essa liberdade de falar o que quiser, sobre qualquer tema, que me faz gostar de manter este espaço. Sim, eu gosto muito de escrever, compartilhar minhas opiniões, mesmo sem muitos leitores. O que importa é escrever o que penso, pois isso me ajuda a organizar meus pensamentos, mostrar aos amigos, iniciar debates. Eu sou uma pessoa de muitos projetos, tenho três blogs, pelo menos três canais no youtube, já gravei um curta-metragem, enfim, muitas coisas. É claro que muitos projetos não vão pra frente, outros caminham devagar, mas é assim mesmo. Podem esperar muitas coisas pela frente.
            Ah, eu não podia encerrar sem falar da nossa nova novidade (sim, isso foi proposital) aqui no blog, o Madafocast, um podcast semanal sobre diversos assuntos, geralmente relacionados à cultura nerd e pop, com os “bróderes” Pedrinho Px e Yhann Daniel. É um podcast semanal (na medida do possível) e bem divertido, então não se esqueçam de ouvi-lo. Mesmo na correria (faculdade, família, amigos, etc.) estamos atualizando com bastante frequência, sinal de que o podcast está indo bem, obrigado.

            No mais, é isso. Não se esqueçam de assinar o blog, comentar e compartilhar, caso queiram. Muito obrigado, tudo de bom e até a próxima.  

Renan Almeida.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aborto e legalização da maconha.

Ok, eu sei que são temas um pouco ultrapassados, mas gostaria de discutí-los mesmo assim. Primeiramente o aborto. Eu, particularamente, sou contra a prática do aborto, mas essa é a minha opinião. Analisando o problema criticamente, sou a favor da legalização, pelo simples fato de que todos os dias um número considerável de mulheres o realiza. Sejamos realistas, proibir não vai fazer com que esse número decresça. Aí é que surge um grande problema: com a proibição do aborto, as mulheres que não desejam ter filhos irão procurar clínicas ilegais e acabarão por contrair algum tipo de doença ou coisa que o valha. Ao meu ver, a solução é legalizar e preparar um atendimento de qualidade e sem riscos (sim, eu sei que todas as cirurgias têm risco, mas dê por entendido). Paralelamente à isso, seria plausível criar programas de prevenção e educação sexual, pois ainda existem muitas pessoas ignorantes nesse país. Passemos para a maconha, sobre sua legalização. Ess...

A morte de Ivan Ilitch e a morte de todos nós

"Caio é um homem, homens são mortais, logo Caio é mortal." - o mais clássico dos exemplos de silogismo e o axioma máximo de nossa existência. No entanto, meu amigo, isso não se aplica a você. Primeiramente, quem é Ivan Ilitch? É o personagem principal de A morte de Ivan Ilitch do escritor russo Liev Tolstoi (Leon em algumas versões), publicada pela primeira vez em 1886, é considerada por muitos como a obra-prima de Tolstoi e uma das obras máximas da literatura russa. Gastaria umas boas linhas descrendo a história e o personagem em toda sua complexidade, então, para resumir: Ivan Ilitch o homem ao qual a idéia da morte apavora. O silogismo acima aparece quase ao fim da história: O exemplo de um silogismo que aprendera na Lógica de Kiezewetter, “Caio é um homem, os homens são mortais, logo Caio é mortal”, parecera-lhe a vida toda muito lógico e natural se aplicado a Caio, mas certamente não quando aplicado a ele próprio. Que Caio, ser abstrato, fosse mortal estava absolutamen...

Por que os Estados Unidos é o pior país de todos?

Por que os Estados Unidos é o pior país de todos? Para muitos, viver bem é ir morar na Europa, viajar pelo mundo e chegar até o pior lugar do mundo conhecido como ESTADOS UNIDOS, o lugar onde compra-se coisas mais baratas e tudo mais. Empresas internacionais como a da NIKE e da ADIDAS que usam o trabalho de pessoas pobres, que trabalham o dia todo para ganhar menos de 5 reais por dia, porque eles ganham por hora cerca de 0,003, isso não chega a nem ser 5 centavos a hora. Um tênis da Nike ou da Adidas aqui no Brasil está por volta de 150 a 500 reais, certo? Lá é normal ser muito mais barato pois têm fabricas lá, sem falar nas fábricas existentes em países pobres com mão-de-obra semi-escrava. Aqui no Brasil não temos fabricas Nike e/ou Adidas. Creio que você saiba o por que (brasileiro não trabalha por tão pouco, ou às vezes sim, mas aí são outros quinhentos), mas enfim lá é mais barato e ao mesmo tempo é mais caro, pois qua...